A Paróquia Nossa Senhora dos Alagados terá um novo pároco em 2018. Confira!

A partir de 2018 a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados, confiada a Comunidade Emanuel pelo arcebispo de Salvador, terá um novo pároco: o Padre Thomás Guist’hau, francês e membro da Comunidade Emanuel. Abaixo, ele partilha conosco um do percurso de sua história.

« Padre Thomás, quero falar-lhe no final da missa! » Estas palavras do meu bispo me surpreenderam, no momento em que nos dávamos a paz de Cristo, durante uma Missa de ordenação que aconteceu em Nantes (França) no dia 03 de julho de 2017, onde tenho sido sacerdote há mais de doze anos. Deus me chamou para a Comunidade Emanuel e quase ao mesmo tempo para o sacerdócio. Discerni esta vocação com meus irmãos e irmãs na Comunidade Emanuel, e posso dizer que foi a vida fraterna que melhor me preparou para me tornar padre. Os anos de seminário, em Bruxelas, foram anos de luta, de conversão, mas também de descobrir o amor de Deus para comigo e para com o mundo inteiro. Meu primeiro ministério foi numa paróquia, francesa. Que alegria poder descobrir os habitantes do bairro no cotidiano e poder acompanhar os momentos importantes de suas vidas!

Que alegria poder celebrar os sacramentos com e para eles, poder pregar, poder acompanhar os numerosos grupos presentes na paróquia e, em particular, os jovens! Mas a minha maior alegria foi poder viver tudo isso com meus irmãos e irmãs de comunidade, nesta bela comunhão dos estados de vida! Depois de alguns anos, meu bispo me pediu para servir os seminaristas no seminário diocesano. Foi um passo importante para mim, o que me permitiu entrar em uma alegria ainda mais profunda. O ministério de formador é mais árido do que o ministério na paróquia. As atividades são menos variadas, e os frutos são mais distantes. Mas é uma bela maneira de servir a Igreja.

Após um tempo no seminário de Nantes, fui enviado para Bruxelas, ainda como formador de seminário, na casa da Comunidade Emanuel. E a este cargo recebi outro: a de coordenar o serviço da juventude da Comunidade Emanuel. Alegria de descobrir a dimensão universal da Igreja, porque esta nova missão me fez viajar ao redor do mundo. Alegria de participar do treinamento de jovens e de quem os acompanha. Em fevereiro de 2017, o responsável dos sacerdotes me anuncia uma nova etapa: “Você quer ir a uma missão no Brasil? Precisamos de um pároco e queremos abrir uma nova casa de seminaristas”. É assim que meu bispo, no final da missa de 3 de julho, me convida a aproximar-se dos jovens ordenados e me dá a sua benção para enviar-me: “Padre Thomás, Deus renova você na graça sacerdotal para este novo ministério no Brasil!”

Dou graças a Deus pela alegria da disponibilidade, com meus irmãos e irmãs da Comunidade Emmanuel!

Padre Thomás Guist’hau

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados