Caminhada vocacional para o sacerdócio na Comunidade Emanuel

Por que não você?

Uma atenção particular deve então ser dada à eventualidade de uma vocação específica ao sacerdócio ou à vida consagrada feminina ou masculina. A vida comunitária (oração, sacramentos, vida fraterna e missionária, etc.) constitui uma excelente experiência do despertar, da acolhida e do acompanhamento desses chamados, e a Comunidade inteira carrega estas vocações.

As três etapas de amadurecimento de uma vocação ao sacerdócio antes de um compromisso:

1-A primeira etapa é o tempo disponível ao projeto de Deus. Esse tempo concerne tanto às moças quanto aos rapazes e pode ser abordado em uma estrutura mista. A pessoa recebe meios para aprender a se deixar conduzir pelo Espírito Santo e a se abrir a uma maior disponibilidade ao projeto de Deus em sua vida:

– a oração cotidiana; a missa aos domingo e, quando for possível, durante a semana; confissão mensal
– a vida comunitária em Fraternidade (maisonée) e um fim de semana por mês
– um acompanhamento pessoal
– um retiro “Renascer” ou outro
– uma experiência de missão com os pobres ou de evangelização
– proposta de uma experiência de vida comunitária com os Padres do Emanuel em Salvador de Bahia

2-A segunda etapa é um tempo de busca e de discernimento. Trata-se de dar meios para avançar e para discernir. Entre os meios propostos pelo sacerdócio, há o Caminho do Cura d’Ars: são nove encontros mensais de formação sobre o sacerdócio, a distância, com o acompanhamento de um padre da Comunidade, a continuação da vida comunitária local e uma atenção especifica do responsável de Setor.

3-A terceira etapa é a da decisão que torna público o discernimento. O rapaz a caminho para o sacerdócio começa um ano propedêutico (oração, formação e discernimento) na casa São José em Salvador (BA).

Mais dúvidas? Escreva para nós!

Nome*:

E-mail*:

Assunto*:

Mensagem:

* campos obrigatórios.

Você está em Caminhada vocacional para o sacerdócio na Comunidade Emanuel
→ Ser Padre hoje

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2018 © Todos os direitos reservados