Notícias › 05/04/2017

Futuro das escolas católicas é debatido em evento nacional

Realiza-se, em Aparecida, (SP), o 5º encontro de Escolas Católicas. O evento que teve inicio nesta terça-feira (04/04) e termina na próxima quinta-feira (06/04), traz como tema “Carisma e Negócios”.

O encontro, promovido pela Editora Positivo e voltado para instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, reúne participantes de 130 escolas de 20 estados brasileiros. Essas organizações respondem por cerca de 58 mil alunos e representam uma fatia importante da área da educação no Brasil.

Isso porque, segundo a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) – que congrega instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação em todos os níveis, graus e modalidades – atualmente existem no país cerca de 430 mantenedoras, 2 mil escolas, 130 instituições de ensino superior e 100 de obras sociais, totalizando 2,5 milhões de alunos atendidos e aproximadamente 100 mil professores e funcionários representados.

Além de apresentar painéis sobre os cenários e perspectivas da educação brasileira, o encontro contempla uma série de debates e momentos de formação que envolvem temas como diversidade e formação religiosa, escola e família, trabalhos pastorais e Campanha da Fraternidade. Uma mesa-redonda chamada “Para além das fronteiras do ensino religioso na escola”, mediada pelo Professor Sérgio Junqueira, Pós-Doutor em Ciência da Religião e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, também pretende promover o diálogo inter-religioso.

A diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi, explica que o objetivo do evento é aprender com o passado, debater sobre o presente e refletir sobre o futuro da educação nessas instituições de ensino. “Por meio do encontro, buscamos promover a reflexão sobre o perfil e a função das escolas cristãs no cenário atual, fortalecendo-as tanto no aspecto do carisma, como no de negócio.
 
“Sendo a escola um espaço privilegiado para a reflexão, e de diálogo com as pessoas que pensam e creem de forma diferente, entendemos que cabe à escola colaborar com uma cultura de paz”, complementa o Padre José Alves de Melo Neto, um dos palestrantes convidados. O evento se realiza no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados