História da Comunidade Emanuel no Mundo

mundoEm 12 de fevereiro de 1972, no final de semana de aniversário das aparições de Nossa Senhora de Nossa Senhora de Lourdes, Pierre Goursat e Martine Laffite (hoje Catta) estavam numa casa de oração chamada Troussures (Troussures é o nome de uma cidade francesa).

O padre Caffarel (Fundador das Equipes de Nossa Senhora), responsável pela casa, convidou 40 pessoas para escutar o testemunho do casal Xavier e Cristine Le Pichon sobre a experiência da efusão do Espírito Santo.

Durante este fim de semana a maioria destas pessoas, entre elas Pierre e Martine pediram a efusão do Espírito Santo. Então no domingo à noite Pierre e Martine, que se conheciam pouco, se reconhecem subitamente como irmãos. Chamados pelo Senhor a juntos entrarem na grande alegria da aventura de um caminho novo. Foi exatamente este caminho que mais tarde deu origem a Comunidade Emanuel.

 

 

 

mundosaibamais

Antigo Ícone usado pela Comunidade Emanuel

No início, eles simplesmente se reuniam à noite para rezarem juntos. Eles tentaram convidar algumas pessoas da Escola de Oração de Martine e outros amigos de Pierre, mas não veio ninguém, apareceram três (3) pessoas que eles não tinham convidado, destes dois (2) ainda são membros da comunidade. (Em Pentecostes de 1972 eram cinco pessoas, em Pentecostes de 1973 eram 500 pessoas).

Pierre e Martine eram pessoas profundamente ligadas à Igreja, aos sacramentos e principalmente ao da Eucaristia que adoravam todos os dias. Por isso desde o início, antes mesmo de receber o nome de Emanuel, a comunidade cresceu dentro da Igreja, dentro dos sacramentos e principalmente dentro da Eucaristia.

Em dezembro de 1972, o local de funcionava o Grupo de oração (rua Jean-Ferrandi) se torna muito pequeno para o grupo de oração que Pierre Goursat e Martine Laffitte (Catta) animavam. Eles pensaram que estava na hora de formar dois grupos. Um deles se abriria para acolher todas as pessoas novas. Esta divisão implicava em guardar um espírito comum e uma unidade. Por isso eles começaram a rezar por esta intenção: “Era preciso um nome “, diziam eles.

No início de março de 1973 um membro do grupo de oração recém convertido sugere para Françou Marcol um texto do profeta Isaías que havia lido sobre uma Bíblia aberta na igreja:

“Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel.”

Françou compreende de repente que o nome do grupo era “Emanuel”. Pouco depois, ela encontra na escada a irmã Ignace-Christine, religiosa da Assunção, acostumada a ir ao grupo de oração, e diz para ela toda contente que encontrou o nome.“É Emanuel”, diz Irmã Ignace-Christine antes que Françou tenha tempo de dizer.

Outra confirmação veio de um jovem originário de Melun, Alain V. Ele escreveu ao mesmo tempo um poema para dar graças pela sua conversão no grupo de oração, intitulado, sem saber, “Emanuel”.

Quanto a Martine, soube da história ela diz: “Ah! Eu entendo enfim porque abrindo diferentes Bíblias, eu caía sempre sobre o mesmo texto: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel.” Era a citação de Isaías retomada no início do Evangelho de são Mateus, capítulo 1, versículo 23.

saibamais_mundoPierre fica profundamente tocado por “e o chamarão com o nome de Emanuel que traduzido significa: Deus está conosco” (Mt 1, 23) e diz: “Emanuel, é Deus que está sempre conosco, Deus que combate conosco e que vai à nossa frente neste combate.”

Quando o nome foi anunciado, ele foi unanimemente acolhido e reconhecido com alegria. Pouco a pouco se foi descobrindo que toda uma graça e todo um destino estavam inscritos neste nome. Mas desde este dia, a proteção e os cuidados de Maria, mãe do Emanuel, nunca mais deixaram a Comunidade Emanuel.

Pierre Goursat não escolheu o nome, mas a Comunidade Emanuel deve a ele a compreensão de que naquele momento o Senhor havia dado muito mais do que um nome, mas uma vocação: Deus conosco na vida cotidiana.

Com o nome Emanuel a nossa vocação começou então a se precisar. Porque na adoração nós acolhemos a encarnação do verbo. Ser da comunidade é ser chamado a viver cotidianamente com Ele. Deus quer fazer parte da nossa vida cotidiana e por meio de nós Deus quer revelar-se ao mundo, para que saibam que Ele está vivo e habita no meio de nós.

Comunidade Emanuel no Brasil
emanuelnobrasil@emanuelnobrasil.org.br

 

 

  • mundo31962-1965 :  o concílio Vaticano II reuni os bispos do mundo inteiro para começar uma reflexão e proposições sobre o mundo contemporâneo.
  • Dezembro de 1971: Pierre Goursat, com 57 anos, escuta o Padre Regimbald, do Canadá, falar sobre a Renovação Carismática nascida nos Estados Unidos. E partilha sobre isso com entusiasmo com seu amigo, o Padre Caffarel (Fundador das Equipes de Nossa Senhora) no momento em que ele recebe o testemunho dos Pichon, um casal que viveu nos Estados Unidos a experiência da Renovação.
  • 20 janeiro de 1972: Pierre Goursat compra a “Péniche”. Uma barcaça estacionada no rio Senna que se tornará brevemente o centro da vida da Comunidade.
  • 11 de fevereiro de 1972: final de semana em Troussure com o Padre Caffarel: 40 pessoas se reúnem para escutar Xavier e Brigitte Le Picho e pedir « A Efusão do Espírito Santo ». Entre eles, estavam Pierre Goursat e Martine Laffite (30 anos), ele recebem um apelo par avançarem juntos. Eles se conheciam pouco, eles apenas tinham trabalhado por uma escola de oração. Entretanto, eles recebem uma comunhão fraterna que é ao mesmo tempo muito forte e muito simples: eles se reconhecem com irmão e irmã. Outras pessoas vivem esta experiência.
  • Março de 1972: Depois de seu retorno a Paris, Pierre e Martine começam a rezar juntos todos os dias. Eles convidam algumas pessoas para rezar com eles na Graça da Renovação: no início são cinco.
  • Dezembro de 1972: o local do grupo de oração animado por Pierre Goursat e Martine Catta se torna muito pequeno. O grupo de divide da origem a quatro grandes « grupos de oração ».
  • Março de 1973: O nome « Emanuel », « Deus Conosco » é recebido por muitas pessoas na oração. Os grupos do Emanuel contam já com 500 membros.
  • 1975: após um primeiro encontro em Vézelay em 1974, Pierre Goursat tem a inspiração de organizar um encontro dos diferentes grupos de oração e comunidades da Renovação Carismática em Paray-le-Monial. No mesmo ano o papa Paulo VI convida a Renovação Carismática Católica em Roma.
  • Setembro de 1976: Um retiro de três semanas (à noite e no final de semana) reúne quarenta pessoas. A maior parte vai se unir a vida da comunidade que já começa. A partir deste momento a Comunidade se desenvolve também em outras províncias e países.
  • Pentecostes de 1976: A Comunidade organiza um encontra para a Renovação em Lourdes.
  • 1979: A Renovação Carismática Católica é recebida em Roma por João Paulo II
  • 03 de abril de 1980: Primeiro padre da Comunidade é ordenado
  • 03 de janeiro de 1981: primeiros engajamentos de consagradas no celibato
  • 1982: primeira missão FIDESCO
  • Setembro de 1986: A Paróquia da Trindade é a primeira paróquia confiada a padres membros da Comunidade Emanuel
  • 06 de outubro de 1986: em visita a Paray-le-Monial, João Paulo II diz para Pierre Goursat: « Obrigado por ter fundado a Comunidade Emanuel ».
  • 25 de março de 1991: Pierre Goursat morre. A Comunidade está presente em aproximadamente 18 países.
  • 08 de dezembro de 1992: Primeiro reconhecimento canônico pela Santa Sé.
  • 1998: Reconhecimento definitivo da Comunidade Emanuel
  • 2000: primeiro bispo da Comunidade Emanuel
  • 2009: Novo estatuto canônico: “associação publica de fiéis”.
  • 03 de fevereiro de 2011: Bento XVI recebe no Vaticano os responsáveis da Comunidade Emanuel por ocasião da abertura do ano jubilar festejando os 40 anos da Comunidade.
  • 2014: a Comunidade já está presente em mais de cinquenta países, espalhados pelos cinco continentes, conta com aproximadamente 9.000 membros, entre eles  em torno de 230 sacerdotes e 250 consagrados (as) no celibato.

635815-bigthumbnailÁfrica

África do Sul – Angola – Benim – Burkina Faso – Burundi – Camarões – Cabo Verde – Costa do Marfim – Etiópia – Ilhas Maurícias – Guiné Conakry – Kenya – Madagascar   – Nigéria – Republica Democrática do Congo – Ruanda – Senegal –Togo – Zâmbia

América

Estados Unidos – Canadá – Brasil – Chile – Colômbia – Haiti – Nicarágua – Peru

Ásia

Hong-kong – Índia – Indonésia – Japão –Filipinas

Europa

Alemanha – Áustria – Bélgica – Croácia – Espanha –França – Grã-Bretanha – Hungria – Irlanda – Itália – Letônia – Lituânia – Países Baixos – Polônia – Portugal – República Tcheca – Eslováquia – Eslovênia –Ucrânia

Oceania

Austrália – Nova Caledônia

Consulte nosso site internacional: www.emmanuel.info

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados