II Fórum de Jovens

Entre os dias 10 e 12 de outubro aconteceu em Porto Alegre o II Fórum de Jovens organizado pela Comunidade Emanuel de Porto Alegre.

O Encontro contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre jovens e membros da comunidade. Os dias sempre começavam com um bom tempo de louvor, mas houve também, ensinos, grupos de partilhas, adorações e Celebrações Eucarísticas. Um tempo forte para encontrar amigos e acima de tudo para encontrar Deus.

Confira abaixo os principais momentos deste encontro.

Primeiro Dia – 10/10

O dia começou com a pergunta: O que me motivou a vir ao Fórum de Jovens?
“Conhecer e aprofundar o meu entendimento em Deus”, foi o a frase mais ouvida entre todos os presentes do evento. Depois o louvor, costumeiro entre os comunitários, empolgou os jovens, que timidamente e do seu jeito, agradeciam a Deus pela oportunidade de estar com os irmãos.

 

1º ENSINO – CRIAÇÃO

O primeiro ensino do dia foi dado pela Mônica Guarnieri, membro da Comunidade Emanuel de São Paulo. O tema foi Criação: a Igreja mostra que ciência e fé não se contradizem, ao contrário elas andam juntas, tanto a Bíblia como a ciência falam da criação da mesma forma. O ensino também enfatizou que “Somos parte da criação” e que por isso é importante o cuidado com a natureza. A criação e a salvação são um processo contínuo e nós somos co-criadores.

Deus nos fez com potencial e está sempre recriando e é na oração onde tudo isso acontece. “É o lugar onde somos recriado. Deus quer que participemos da vida trinitária”. O ensino foi encerrado falando que o amor de Jesus é como a letra L. Recebemos o amor de Jesus e temos a necessidade de partilhar este amor com o próximo.

WORKSHOPS E CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

No período da tarde ocorreram os workshops. Os temas foram divididos da seguinte forma: um aos integrantes da Comunidade Emanuel (Rezando com Santa Faustina Kowalska) e outros três aos demais. Foram eles: santos jovens, vocação, e questões atuais e a vivência da fé. Após, os integrantes foram convidados a partilhar sobre o que mais aprenderam até o momento. O ponto alto do dia foi a Santa Missa concelebradas pelos padres Maikel e Etienne.

NOITE DA ALEGRIA

À noite começou com a meditação do Terço da Misericórdia e a encenação dos mistérios dolorosos e finalizando com a Noite da Alegria, evento tradicional da comunidade.

 

Segundo Dia – 11/10

O segundo dia do Fórum teve início com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que em sua homilia nos disse que devemos descartar o supérfluo, bem como que este século que vivemos é o maior em número de santos mártires.

 

2º ENSINO – MISERICÓRDIA

Na sequência aconteceu o ensino do Padre Etienne, padre da Comunidade Emanuel, que foi cooperante FIDESCO em Porto Alegre quando ainda era seminarista da diocese de Paris e atualmente está em missão como pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, paróquia da Arquidiocese de Salvador, confiada a Comunidade Emanuel.

O ensino versou sobre o tema Misericórdia, carisma muito presente na Comunidade Emanuel. Que durantes os verões oferece na cidade de Paray-le-Monial (cidade do Sagrado Coração de Jesus, localizado na França) sessões de formação e espiritualidade.

“Nós devemos ter confiança. Vivemos num mundo onde muitos vivem de forma errada e nós somos chamados a aprender a olhar com muita misericórdia para todas essas pessoas”. O padre Etienne aprofundou este tema falando também da proposta do Papa Francisco com o ano da misericórdia, que começa no próximo ano litúrgico. A proposta deste jubileu é aprendermos a viver como discípulos que tendo feito a experiência da misericórdia a anunciam ao mundo como missionários. “Deus não rejeita ninguém, Ele nos convida para termos um encontro com a misericórdia”. Neste contexto o Padre Etienne também falou sobre o caminho de redescoberta da graça da confissão.

TENDAS

À tarde, a proposta do evento foi mostrar aos participantes, em formato de tendas, os seguintes assuntos: Jornada Mundial da Juventude, Fidesco, Escola de Evangelização e Missão e a Comunidade Emanuel.

Após as tendas, novamente foi apresentado os temas para serem abordados em diferentes grupos: Combate Espiritual, Ad Gentes/Fidesco e Comunhão e Vida de São João Paulo II.

 

3º ENSINO – ESTAR NO MUNDO SEM SER DO MUNDO

Lucas abordou o tema “Estar no mundo sem ser do mundo: viver na liberdade com misericórdia”. Ele começou dizendo que vivemos num mundo com muitos perigos, mas temos Deus para nos auxiliar a viver nele. Quando encontramos Deus, encontramos amor e felicidade plena. Quando temos um encontro pessoal com Deus, e alimentamos este encontro continuamente e para sempre, Ele nos retribui da mesma intensidade que damos a Ele. E é este encontro que nos faz enxergar como somos verdadeiramente.

NOITE DA MISERICÓRDIA

O dia se encerrou com a tradicional Noite de Misericórdia, onde os irmãos Bruno, Douglas, Bibiana, Felipe e Rita deram os seus testemunhos, mostrando que, quando se vive em misericórdia, temos a vida completamente transformada, além de irradiar essa transformação aos que convivem conosco.

Além dos testemunhos, confissões e tendas de intercessão estavam à disposição dos participantes, bem como a adoração ao Santíssimo Sacramento.

 

Terceiro Dia – 12/10

4º ENSINO – MISSÃO: FAZER A VONTADE DE DEUS

O último dia do Fórum de Jovens contou com um novo ensino do Padre Etienne que falou sobre: Missão: fazer a vontade de Deus. O ensino teve como enfoque “escolher, discernir e agir”. Como faço para tomar uma decisão Esta foi a pergunta que o Padre Etienne utilizou para nortear seu ensino. A partir dela ele apresentou os seguintes itens: orar, refletir, pedir conselho e agir.

“Será que temos medo de Deus? Será que fico desconfiado com ele? Será que tenho vergonha dele?” questiona Etienne dizendo que a confiança em Deus é importante para tomada de decisão. “Fazer confiança é aventurar-se no amor de Deus”.

Um dos itens importantes da tomada de decisão se concentra nos desejos. “Quais são os meus desejos?” pergunta e complementa que é importante ter o discernimento desses desejos, quais são os mais profundos e daqueles que são os superficiais. “Não devemos tomar uma decisão no meio de uma tempestade”, diz.

Além do discernimento dos desejos que cada um de nós temos em nossa vida, outro ponto é sobre os conselhos. “Com quem falar?” Devemos conversar com pessoas de confiança e evitar de pedir conselhos a muitas pessoas.

“Devemos ter confiança em nós mesmo, nos outros e no Senhor. Tomar o tempo de pensar, e depois, aventurar-se”, finaliza.

O encontro encerrou-se om um momento de partilha e uma Celebração Eucarística presidida pelo Padre Etienne.

 

Clique aqui e Confira a galeria completa!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados