Jovens da Comunidade Emanuel participam de Domingo de Ramos da Jornada Arquidiocesana da Juventude

A Jornada Arquidiocesa da Juventude ocorre todos os anos no Domingo de Ramos, com lema proposto pelo Papa. O lema deste ano foi “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mt 5,8) A Jornada reuniu mais de 1000 jovens de diversos grupos e movimentos de Porto Alegre e região metropolitana.

 

MANHÃ

Durante a manhã, aconteceram catequeses espalhadas em 5 Paróquias de Porto Alegre, onde os jovens puderam aprender e partilhar sobre vocação e missão, liturgia e música, leitura orante da Bíblia, juventude e santidade, afetividade e sexualidade; e ainda tiveram a surpresa da visita de nosso Arcebispo Dom Jaime Spengler, que se fez um pastor ainda mais próximo da juventude, acolhendo a cada um, com sua atenção e palavras.

 

TARDE

Sem título1

A tarde, os jovens se concentraram no centro da cidade, para a procissão pelas ruas de Porto Alegre, até a Matriz, onde aconteceu a missa. Tivemos três estações durante o caminho, com os temas: Vocação, Igreja e Sociedade e Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Onde através de dança, testemunho, música e oração, vivemos uma nova experiência e aprendemos mais sobre os assuntos. No percurso, tivemos a presença do novo bispo auxiliar Dom Leomar Brustolin, que caminhou em nosso meio, recebeu carinhosamente a todos, foi ao encontro dessa juventude que anseia por um mundo melhor. Moradores e pessoas que trabalham ou passavam pela rua se emocionavam ao ver a alegria dos jovens.

 

MISSA

Sem título2Na missa, a Catedral estava lotada, uma bela eucaristia. Com os bancos cheios e muitos sentados no chão, a juventude ouviu atentamente as palavras do bispo auxiliar Dom Leomar que preencheram o coração de amor e entusiasmo. Nos falou que o amor torna tudo belo. Sei que cada jovem presente deseja ser um jovem que faz a diferença.  Jovens que recebem este amor pleno de Jesus Cristo e querem partilhá-lo.  Jovens que trazem a Igreja uma face alegre e corajosa. Jovens que desejam ser caridosos com o próximo, que querem ser amáveis na família, querem ser amigáveis e acolhedores na escola, querem ser honestos no trabalho. Jovens que querem ajudar na construção de um mundo mais justo e humano no dia-a-dia, com seu testemunho de vida.

 

Testemunhos:

1.Testemunho de uma jovem sobre a Procissão da JAJ

Sem título3“Enquanto eu caminhava na procissão em meio a muitos jovens, eu compreendi porque a juventude é a face da Igreja. Nós jovens, temos um brilho no olhar que expressa nossa vontade de sermos ‘mais’. Eu me enchi de esperança durante a procissão e acreditei profundamente que ‘esta é a juventude do Papa’.”
Angélica Ricardo – Jovens do Emanuel

 

 

  1. Testemunho de um jovem sobre a missa da JAJ

Sem título4“A missa estava lotada, o número de pessoas demonstra a fé do povo brasileiro e o espírito de fé de sua juventude. Tal foi o número que, no início, o Bispo pede que aqueles que não têm acesso a um banco, se sentem no chão.

A missa foi solene e muito alegre, destinada aos jovens do começo ao fim. O trabalho que havia por trás transparecia. O coral, era bonito e enfeitava com as suas vozes o que já era uma bela Eucaristia.

A proximidade do Bispo foi um verdadeiro reflexo dos “novos ares” da nossa Igreja, uma Igreja próxima, com pastores com “cheiro de ovelha”, como diz o Papa Francisco.

Foi uma bela Missa, como sempre já que, sempre que Cristo está no centro, tudo é lindo. O amor faz com que as coisas sejam bonitas, disse o bispo, e a missa estava cheia disso, de amor.”
Diego Martinez, Comunidade Emanuel – Chile

 

  1. Testemunho de uma jovem sobre a JAJ

Sem título5Nós, Jovens do Emanuel, antes de ir para a JAJ, fizemos adoração em nossa Paróquia, Divino Espírito Santo. Partimos então para a procissão, e já ao chegar deu para sentir o clima da JAJ. Tantos jovens, com suas camisetas e bandeiras, dos mais diversos grupos, me sinto muito feliz quando sinto essa comunhão da Igreja. Me surpreendi pela quantidade de pessoas. Caminhamos rezando, cantando, dançando, chamando as pessoas para andar com a gente. Tivemos tantos momentos especiais. Olhar para os lados e ver a alegria dos jovens irradiando e contagiando. Ver moradores nos olhando pela janela, trabalhadores indo a porta nos ver passar, moradores de rua dançando conosco… Ver nosso bispo auxiliar andando conosco, vindo ao nosso encontro, sendo tão disponível, anima ainda mais o caminho. Dom Leomar falou-nos da palavra Shalom, que significa tudo aquilo de bom que precisamos, e o mundo precisa de amor e paz, então todos juntos erguemos nossas mãos e desejamos Shalom para nossa família, amigos…Nossa caminhada me deu forças para seguir firme meu chamado a evangelizar. Relembrei o quanto minha vida é importante; e mesmo que seja uma gota no oceano, como diz Madre Tereza, minha ajuda na construção do Reino faz diferença sim!

A missa foi muito bela, a Catedral estava cheia, jovens sentados no chão, ao redor do altar, me fez lembrar de Jesus ensinando, com todos a sua volta, e de fato era. Dom Leomar nos falou de como o amor torna as coisas belas. E como aquele dia foi belo!”
Bibiana Nathalia, Comunidade Emanuel  Porto Alegre

 

Procissão nas ruas de Porto Alegre:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados