Percurso Zaqueu

turma2014O Percurso Zaqueu é um tempo de formação pessoal e espiritual vivido em equipe, para desenvolver uma verdadeira « arte de viver o cristianismo.

O Percurso Zaqueu é um programa de descoberta da unidade entre a fé católica e nossas ações de todos os dias. Ele permite descobrir que a fé católica é rica e ao mesmo tempo próxima de nossas vidas. A fé não se limita a ir à missa. A Igreja desenvolveu um pensamento realista positivo sobre a vida cristã e seu engajamento na sociedade: “O Ensino Social da Igreja”.

O Percurso se apoia sobre os ensinamentos da Igreja, partilhas em pequenos grupos, «exercícios» simples e concretos, e tempos de oração e louvor. Ele se vive por meio de encontros regulares durante alguns meses no seio de um grupo de crentes.

 

turma20142Desenvolver nossos talentos para ser feliz

A Doutrina Social da Igreja é uma sabedoria para nosso tempo, moderna, dinâmica e realista. Ela coloca sobre a nossa vida um olhar de amor e de liberdade, seja qual for a nossa situação pessoal. Ela nos permite encontrar neste mundo um lugar segundo nossa medida e segundo nossa capacidade para desenvolver todos os nossos talentos e sermos felizes. Qualquer que seja nosso estado de vida, casado, solteiro, homem, mulher, artesão, desempregado, dirigente de empresa, funcionário, investigador, aventureiro, ou pessoa com uma deficiência, todos nós temos um papel a desempenhar no plano de Deus em todos os aspectos de nossa vida quotidiana.

 “Torna-te o que tu és”: um caminho pessoal de realização

O que faz a riqueza da vida cristã é que ela ultrapassa, de muito longe, uma simples sequencia de rituais ou interdições, mas ela constitui realmente um programa de vida que visa nossa realização global. Porque é bem neste mundo aqui, em nossa vida, que nós somos chamados a agir enquanto cristãos e a sermos para todas as pessoas testemunhas da Boa Nova.

O Percurso Zaqueu revela aos participantes que o seguem um caminho de realização pessoal que passa pelo serviço aos outros e a fidelidade ao Evangelho, trabalhando sobre a unificação de sua vida, verdadeiro caminho de santidade para todos.

Ele permite recuperar o essencial para « crescer » no mundo tal como ele é, e em todas as nossas atividades, quaisquer que sejam elas, profissionais, familiares, eclesiásticas, associativas ou políticas.

O Percurso Zaqueu nasceu no seio da Comunidade Emanuel que o propõe livremente a todos. Portanto não é necessário ser membro da Comunidade Emanuel para vivê-lo, nem é necessário ter seguido algum ensinamento prévio ou alguma sessão ou qualquer outra atividade.

 

José Mario e Suzana, responsáveis pelo Projeto Zaqueu preparando-se para um dos ensinos.

José Mario e Suzana, responsáveis pelo Projeto Zaqueu preparando-se para um dos ensinos.

O nome do Percurso Zaqueu faz referencia a um episódio da vida de Jesus no Evangelho de São Lucas (capítulo 19). De passagem por Jericó em seu caminho para Jerusalém, Jesus é aclamado por uma multidão de discípulos que o apertam em torno dele. Zaqueu, um homem que colabora com os ocupantes romanos, coletor de impostos que se serve desta situação e não pratica sua religião, procura ver Jesus subindo numa árvore. Jesus o percebe, o interpela e decide « vir permanecer em sua casa » e isso choca os crentes da época. Durante esta visita de Jesus em sua casa, Zaqueu, repleto de alegria e orgulho, escolhe mudar profundamente de vida, e se engaja num caminho de justiça e de paz.

Este evento nos mostra que Jesus vem procurar e salvar todos aqueles que o procuram, no coração mesmo de suas vidas, para habitar o mundo e o transformar.

Para participar do percurso ou saber mais informações sobre ele contatar:

José Mario – email jmbrasiliense@gmail.com

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados