“Quem ama, faz comunidade; nunca fica sozinho”. (Santa Teresa D’Ávila)

4 - IMG_20150614_114219335A Comunidade Emanuel da Arquidiocese de Porto Alegre recebeu alegremente no final de semana de 13 e 14 de junho as visitas do Pe. Rafael Fornasier (BA) e de Cristiane Rigolin (SP), ambos nossos irmãos de comunidade. Foi um final de semana intenso com diversas atividades comunitárias. Um tempo para nos alegrar e louvar a Deus pelo dom gratuito de ser comunidade.

EmanuelNo sábado à noite o Pe. Rafael ministrou a formação no grupo Jovens do Emanuel na paróquia Divino Espírito Santo em Cachoeirinha-RS. O tema foi “Teologia do Corpo”, inspirado nas catequeses de São João Paulo II. Tivemos a grata visita de diversos jovens de paróquias vizinhas que puderam louvar, partilhar e adorar em silêncio nos carismas da Comunidade Emanuel.

No domingo foi a vez do nosso “weekend” (como chamamos os encontros comunitários abertos) no Centro de Eventos Rainha dos Apóstolos (CERAP) ou como mais conhecido: na casa das irmãs Palotinas, em Porto Alegre.
Viver os carismas comunitários cotidianamente é uma grande graça, mas vive-los em comunidade realmente é algo especial. Louvar, adorar, partilhar, conviver, celebrar a Santa Missa entre os irmãos nos dá o real sentido da importância de sermos uma família.

 

2 - IMG_20150614_105648

 

Como o Pe. Rafael exerceu seu ministério na CNBB junto às famílias, nada melhor que refletirmos sobre essa grande graça que Deus chama tantos a viver e construir.

Da mesma forma podemos aprender um pouco mais sobre a história de nossa comunidade e nosso fundador, através do livro “El fuego y la esperanza’(Fogo e Esperança) novamente apresentado por Diego Martinez, aluno de intercâmbio e membro da comunidade em Concepción no Chile.

Meditando nosso chamado de “estar no mundo sem ser do mundo” (Jo17, 15-18) diante dos desafios que tentam destruir as famílias, muitas vezes nos sentimos pequenos e incapazes. Porém diante da tentação de nos omitirmos ou desistirmos de defender os valores cristãos, nos recordamos das palavras de Santo Inácio de Loyola: “Fazer tudo como se tudo dependesse de nós e, ao mesmo tempo, confiar em Deus como se tudo dependesse Dele.”
Deus é bom! Tenha certeza disso! Que no próximo encontro possas fazer comunidade conosco!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Confira o álbum de fotos completo do encontro comunitário:

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados