Quem Somos

logoquemsomosA Comunidade Emanuel é uma Comunidade que reúne os fiéis (Christi fideles) de todos os estados de vida que desejam comprometer-se numa vida simultaneamente contemplativa e apostólica no seio da Igreja Católica, para juntos poderem progredir na santidade, no serviço e no anúncio de Cristo.

A vocação da Comunidade Emanuel é inteiramente dada pelo seu Nome: «Emanuel» que significa « Deus conosco »: o Mistério da Encarnação Deus nos revela seu infinito Amor e nos convida experimentarmos sua presença em nossas vidas e depois anuncia-lo ao mundo.

Os membros da Comunidade Emanuel nutrem sua espiritualidade da Adoração Eucarística

A Comunidade Emanuel é uma comunidade que reúne pessoas que partilham um apelo comum que as engaja em toda sua vida, a imagem dos primeiros cristãos que tinham “um só coração e uma só alma” Atos (4,32).

Almoço Festivo em comemoração a Ordenação sacerdotal do Padre Rafael Fornasier, primeiro padre brasileiro da Comunidade Emanuel

Os membros da comunidade vivem conforme seu estado de vida:

  • os leigos (mesmo os consagrados pelo reino) conservam sua vida secular, morando com sua família (ou em pequenas fraternidades – no caso das consagradas), exercendo sua atividade profissional e mantendo suas relações sociais de forma serem em todos estes lugares: luz no mundo e sal da terra;
  • os padres vivem seu apelo missionário em paroquia segundo o carisma particular da Comunidade. É assim que eles são chamados a viver plenamente a vida comunitária com os outros membros, na comunhão dos estados de vida. Eles são nas dioceses, para o serviço da missão universal da Igreja.

A Comunidade Emanuel se apresenta para todos seus membros, antes de tudo como um caminho de santificação, isto é de união a Deus. Ela faz isso propondo uma espiritualidade que se fundamenta no tripé: Adoração,

Compaixão e Evangelização.

Serviço Fraterno em Encontro Comunitário da Comunidade Emanuel em Salvador

Os membros da Comunidade Emanuel vivendo as graças do batismo na vida secular (família, sociedade, cultura, trabalho, serviço aos outros…). Trazem sempre no coração o versículo:“Estar no mundo, sem ser do mundo.”

À luz deste versículo, eles procuram imitar a Cristo em todas as circunstâncias e em todos os lugares onde Deus os colocou, quer seja no exercício de sua profissão ou nas relações sociais e familiares que possuem.

A presença da Comunidade em numerosas dioceses, países e continentes, confirmada por diversos bispos permite reconhecer que ela contribui para o enriquecimento da vida da Igreja, onde ela busca ser cada vez mais sinal eloquente de Deus que está verdadeiramente conosco.

Missão da Comunidade Emanuel em Porto Alegre na Casa Lar

Apóstolos do amor de Deus e testemunhas da misericórdia

Os membros da Comunidade procuram anunciar, em palavras e em atos, o amor que Deus tem pelos homens e sua misericórdia pelos pecadores. Esta misericórdia manifestada pela morte do Cristo e seu Coração transpassado (Cf. Jo 19,34) torna a Comunidade particularmente próxima da mensagem de Cristo em Paray-le-Monial (França) “Eis o Coração que tanto amou os homens”. Anunciando este amor, os membros do Emanuel abrem as portas da esperança:

Não existe ninguém que não deva esperar com segurança seu perdão, desde que seu arrependimento seja sincero. Cristo que morreu por todos os homens, quer que em sua Igreja as portas do perdão estejam sempre abertas a todo aquele que recua do pecado » (CIC § 982).

Ser apóstolo do amor e testemunha da misericórdia é também ser fonte de reconciliação entre os homens e artesãos da paz.

Uma vida simples e um espírito de pobreza

O Emanuel veio ao mundo como um pobre entre os pobres. Seguindo-o, toda a Comunidade é chamada a viver no meio do mundo uma vida simples, num espírito de pobreza.

mariaMaria, mãe do Emanuel

Com Jesus e com os apóstolos, eles aprendem a viver no quotidiano com Maria, mãe do Emanuel. Ela é modelo de santidade e de evangelização, pois ela deu ao mundo Aquele que devia salvá-lo. Ela é também a protetora dos compromissos de cada um e garante sua fidelidade: “O amor de Maria, mãe do Emanuel, que foi a primeira a dá-lo ao mundo, garante a graça do primeiro chamado » (Decreto de aprovação dos Estatutos, em 8 de dezembro de 1992).

Por isso os membros do Emanuel se confiam cotidianamente à intercessão da Virgem Maria. Eles amam dizer, em união com os membros da Fraternidade de Jesus (cf. 1.49), a oração de consagração à Jesus pelas mãos de Maria segundo São Luis-Maria Grignion de Montfort.

Comunidade Emanuel no Brasil
emanuelnobrasil@emanuelnobrasil.org.br

 

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2017 © Todos os direitos reservados