Comunidade Emanuel do Brasil

Retiro vocacional “Deixe-me estar de acordo com tua Palavra “ – Vida consagrada e sacerdócio na Comunidade Emanuel na América latina

Entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2019, na cidade de Cartago, Costa Rica, jovens da América Latina se reuniram para um retiro Vocacional sobre a Vida consagrada feminina e masculina e sacerdócio no seio da Comunidade Emanuel

Em torno de vinte jovens da América Latina responderam ao chamado para viverem um retiro sobre a vida consagrada feminina e masculina e o sacerdócio no seio da Comunidade Emanuel. Eles vieram do Chile, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua e Estados Unidos para se colocarem na escuta do Senhor e melhor conhecerem suas vocações específicas na Comunidade.

Durante quatro dias, nós vivemos um silencio integral, uma experiência fora do comum dentro da cultura latino-americana, com um belo tempo de louvor, adoração, ensinos e partilha.  Nós tínhamos vindo de comunidades muito distantes entre si e isolados, no entanto, nós vivemos uma experiência de família Emanuel bem unida, pelo mesmo apelo e o mesmo carisma.

 Viver a comunhão para viver plenamente nosso chamado

Os homens e as mulheres receberam a maior parte dos ensinos separadamente e se reuniam para as refeições e a vida de oração, o que deu uma rica experiência de comunhão na diversidade dos estados de vida. A vida fraterna nos uniu e deixou aparecer uma bela face da Comunidade Emanuel, Deus conosco na comunhão dos estados de vida.

Pierre Goursat e suas palavras, um guia espiritual

Um dos tempos fortes do retiro foi a projeção do filme “Pierre e o Emanuel”.  Mais uma vez, nós experimentamos que falar de Pierre é um ensino que toca o coração das vidas daqueles que Deus chama e contribui com um bom enraizamento do carisma da Comunidade.

 Lindos frutos

Primeiramente a experiência do silencio. Três dias após o retiro, um dos jovens me confiou que ele pensava que viver o silencio queria dizer falar menos. Foi uma primeira experiência e ele recebeu muito. Após o retiro, um Ciclo Santa Tereza (Percurso de discernimento vocacional feminino) à distância vai começar com cinco candidatas. O “Caminho Cura D’Ars” (percurso de discernimento vocacional masculina) de 2019 à distância começa em março e a casa São José de Salvador começa seu segundo ano em 10 de fevereiro em um novo edifício, com dois seminaristas e três jovens do ano São José.

Nós saímos do retiro com o desejo de reviver a experiência. O retiro é uma experiência a se refazer todos os anos ou a cada dois anos. Em todo caso, todos saíram com o desejo de se reverem, de darem sua vida ao Cristo e de tomar os meios para responder a seu apelo

Fotos: homens em grupo; mulheres em grupo (Montse); grupo diante da basílica, foto da missa.

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.