Terceiro encontro dos padres da Comunidade Emanuel na América Latina

Tornou-se uma tradição, os padres da Comunidade em ministério na América Latina se encontrar a cada dois anos durante as férias de verão. Desta vez, ele aconteceu entre os dias 14 de 19 de janeiro em Lima, no Peru. Oito padres vindos de Salvador (Brasil), Lima e Arequipa (Peru) e Granada (Nicarágua) se encontraram alegres por estarem juntos e por terem consigo os irmãos e as irmãs leigos e consagradas do comitê da América Latina aos quais se juntaram um seminarista e três jovens em fase de discernimento vocacional.

A boa surpresa foi a presença do Papa Francisco no Peru. Nós seguimos de perto nos seus encontros, mesmo se ele não conseguir se libertar para nos dar uma visita. Algumas de suas palavras pronunciadas no Chile e no Peru nos encorajou sobre muitos pontos: viver ainda mais nosso carisma da comunhão dos estados de vida, continuar a sair “para as periferias” – as quatro paróquias onde estão os padres da Comunidade Emanuel na América Latina estão em periferias difíceis, lá eles anunciam o Evangelho com o respeito e amor e se doam na riqueza e na diversidade dos povos e das culturas deste continente.

O Padre Henri-Marie, novo responsável da Associação clerical, recordou a importância de vivermos inteiramente a vocação de membros da Fraternidade de Jesus[1] para sermos os padres da Comunidade Emanuel que a Igreja espera. Dom Pacci, bispo auxiliar de Lima nos encorajou a viver o carisma do Emanuel, especialmente a compaixão, para responder aos grandes desafios da Igreja local, que são a secularização e a degradação ecológico e social. Por fim tivemos como tempo forte de espiritualidade a peregrinação sobre o túmulo de dois grandes santos de Lima: Martin de Porres e Rosa de Lima.


[1] A Fraternidade de Jesus reúne os membros da Comunidade Emanuel de todos estados de vida, mais comprometidos com a missão.

Com o surgimento da casa São José[1] em Salvador, Bahia, nós ouvimos falar da formação sacerdotal que está sendo criada em união com a Universidade Católica da Diocese para responder aos desafios locais, sublinhando a importância integra-lo à vida comunitária para responder aos desafios locais de renovação da formação dos padres. Enfim, ele não é possível terminar sem dizer uma palavra sobre a necessidade de acompanhar os jovens para que eles sejam corajosos e perseverantes na resposta a sua vocação.


[1]A Casa São José é uma das Casas de formação sacerdotal da Associação Clerical da Comunidade Emanuel.

Em suma, nesta mini reunião latino-pan-americana, fomos renovados para a missão, na simplicidade e na oração, em alegria e fraternidade.

Acesse aqui um vídeo com belas fotos do encontro.

Xavier Bizard

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Comunidade Emanuel Brasil 2014 - 2018 © Todos os direitos reservados