Comunidade Emanuel do Brasil

10 Frases de Pierre Goursat sobre o Espírito Santo

O servo de Deus, Pierre Goursat (1914-1991), também fundador da Comunidade Emanuel era um leigo que vivia profundamente a fé, muito ligado ao Espírito Santo.

 

Confira 10 frases de Pierre Goursat, em relação ao Espírito Santo:

1- É verdadeiramente um novo Pentecostes. Os católicos rezaram por este novo Pentecostes, e quando ele chegou, ficaram todos espantados. Então é necessário que mudemos, e é o Espírito Santo quem vai nos mudar. Ele espera apenas isso.

2- Agora o Espírito Santo vem, então devemos nos servir dele! O Espírito Santo, nós o temos teoricamente, mas praticamente não nos servimos de sua presença. É um belo presente que nos foi dado.

3- Dizemos : «O Espírito Santo é bom», mas o colocamos no armário, como vasos e dizemos: «nós o utilizaremos nos grandes ocasiões.» Pensamos que se nós o utilizamos todo o tempo, nós vamos quebrá-lo. É necessário empregar o Espírito Santo todo o tempo! Todo o tempo, todo o tempo. E depois, vocês não poderão ficar sem.

4- Antes, pensávamos: «ó, Jesus, eu gostaria muito de ir a ti.» Depois, caímos todo o tempo. Isso me aconteceu até um dia, quando eu disse: «ah, se tu pudesses nos enviar o Espírito Santo.» E eu enfim compreendi que se eu não podia avançar, é porque eu não pedia o outro Consolador, o advogado, o conselheiro, para me ajudar. Eu compreendi que o Espírito Santo é o santificador (cf. Jo 14, 16-19).

5- O Santo Espírito é excessivamente delicado. Ele bate mansamente à porta; e se nós estamos ocupados, e não o atendemos, ele diz: «Eu vim, mas não me abriram.» Então uma vez, duas vezes, três vezes, tudo bem; mas ele é muito educado, e diz: «desculpe-me, eu voltarei.» Finalmente, ao pensar que é indesejável, ele vai para outro lugar.

6- Nós nos tornamos as sarças ardentes que queimam e não se consomem. É como um fogo ardente que o Senhor deseja inflamar a partir de nossas pobres vidas para que, juntos, nós nos consagramos a seu serviço e ao crescimento do Reino de Amor.

7- É necessário anunciar o Senhor porque recebemos um espírito de Pentecostes, um espírito de poder e de ousadia. Se permanecemos tranquilamente no aconchego de nossas comunidades, ‘apodreceremos’ em nossas comunidades.

8- Amando Jesus nos nossos irmãos, evangelizamos a nós mesmos porque o Espírito Santo está em nós, e então somos os primeiros convertidos.

9- O amor de Deus inflama nossas almas para que o levemos aos outros. Este é o Espírito de Pentecostes: uma efusão do Espírito que deve continuar até o Advento de nosso único Senhor e Mestre e Amigo.

10- É impressionante ver que o Espírito Santo nos une. Temos a impressão de que somos um feixe e que esse feixe está amarrado, e se este feixe se soltar, tudo cairá, mas, com o Espírito Santo, tudo está firme.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr

  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr