Comunidade Emanuel do Brasil

2º Encontro comunitário presencial de 2020 em Porto Alegre

No último domingo, 25 de outubro de 2020, aconteceu o 2º Encontro comunitário presencial de 2020 do polo de Porto Alegre. O encontro foi realizado na Paróquia Santa Hedviges, na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Com a presença do padre Maikel Herold, grande amigo da comunidade, que assumiu a paróquia em junho deste ano, após regressar de Roma com o título de Doutor em Direito Canônico.

Tiveram presentes no encontro cerca de 20 comunitários, entre famílias, jovens e crianças e também um casal visitante. Todos respeitaram as medidas de prevenção contra a COVID-19, com uso de máscaras e álcool em gel, distanciamento e higienização da Igreja.

O encontro aconteceu pela tarde, com louvor, missa, adoração, confissão e passo de engajamento (compromisso) da comunitária Gisele Vilanova. O passo de engajamento é um momento diante do Santíssimo, onde a pessoa fica de joelhos e se compromete com a Comunidade Emanuel, enquanto os irmãos oram pela pessoa, é um passo definitivo, mas que deve ser renovado a cada ano.

“Me sinto emocionada, como se fosse um empurrão para me impulsionar na santificação, uma alegria muito grande de fazer o que Deus me pede e de me tornar uma filha mais obediente porque sinto que é a vontade D’Ele”.
Gisele Vilanova

O Evangelho do dia foi Mateus 22, 34-40:
“36 “Mestre, qual é o maior mandamento da lei?”
37 Respondeu Jesus: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito’.
38 Este é o maior e o primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’.
40 Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas”.

“A gente precisa realmente aprender a dar prioridade a Deus”.
Homilia Pe. Maikel Herold

“Somos chamados a viver a Piedade, a oração, os sacramentos, a Palavra de Deus”.
Homilia Pe. Maikel Herold

“Neste mês missionário somos chamados a renovar nossa missão…”.
Homilia Pe. Maikel Herold

Após 8 meses sem rever os irmãos na fé (fisicamente), pois os encontros estavam sendo realizados apenas de modo online devido a pandemia, foi de extrema importância este dia, é uma esperança que brota no coração dos fiéis, é uma chama de amor que reacende e dá forças para continuar a viver os carismas da Comunidade Emanuel no dia a dia.

“Uma alegria poder viver o louvor, adoração e a missa junto com os irmãos, saber que estamos juntos, mesmo neste momento de isolamento social e que apesar do medo, escolhemos permanecer juntos”.
Ruth Caroline

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr