Comunidade Emanuel do Brasil

Adoração: O caminho de união à Deus

São João da Cruz

Dia 14 de dezembro é dia da festa litúrgica de São João da Cruz, mas quem foi esse Padre, que conhecemos estar relacionado com Santa Teresa de Ávila?

São João da Cruz nasceu em 1542 em Fontiveros (897 habitantes), província de Ávila, na Espanha. Seu pai Gonzalo pertencia a uma família de posses da cidade de Toledo, mas por ter-se casado com uma jovem de classe “inferior” foi deserdado por seus pais e fez-se tecelão.

Em 1551 o futuro reformador do Carmelo estuda em uma escola destinada a crianças pobres em Medina del Campo. Entre 1559 a 1563 estuda humanidades com os Jesuítas e ingressa na Ordem dos Carmelitas aos vinte e um anos de idade, tenciona-se ser irmão leigo mas seus superiores não permitem, então ordena-se sacerdote em 1567 e celebra sua primeira Missa.

Em 1567 encontra-se com Santa Teresa de Jesus, que lhe fala sobre o projeto de de estender a Reforma da Ordem Carmelita também aos padres. São João que estava desiludido com o relaxamento da vida monástica em que viviam os conventos carmelitas, havia pensado em passar para os Cartuxos, ordem conhecida pela austeridade, acaba por aceitar desafio aos vinte e cinco anos de idade, momento em que substitui o nome por São João da Cruz, antes chamado Frei João de São Matias.

O desejo de voltar à mística religiosidade do deserto, custou maus tratos físicos e difamações, em 1577 foi preso e em meio às trevas do cárcere em toledo acende a chama da poesia espiritual. A doutrina de João da Cruz plenamente fiel à antiga tradição: o objetivo do homem na terra é alcançar “perfeição da caridade e elevar-se à dignidade de filho de Deus pelo seu Amor”. A contemplação não é um fim em si mesma mas deve conduzir ao amor e a união com Deus pelo amor e por último, deve levar a experiência dessa união a qual tudo de ordena.

A partir da contemplação que tem por fim conduzir ao Amor e a União com Deus, recordamos o carisma da Adoração tão caro aos membros da Comunidade Emanuel. Nosso Senhor se mostra ardente no desejo de Ser Adorado, deseja alimentar o coração dos seus fiéis com Seu amor, para tanto basta o pequeno esforço de colocar-se diante Dele na Eucaristia.

Pierre Goursat (1914-1991) fundador da Comunidade Emanuel, nos diz:

‘basta que haja um lugar onde alguém esteja ali para amar Jesus, para que rapidamente as pessoas se acheguem. O homem foi feito para se abrasar. Então, vocês vão ver o fogo se espalhar. Mas, verdadeiramente, tenham este amor. Adorem, adorem.” (E031)

Jesus nos mostra Seu ardente desejo de ser Adorado, infunde em seus fiéis nas mais diversas realidades a necessidade de colocar-se diante Dele na Eucaristia. Exemplo desse desejo, é o testemunho recentemente, através do Jovem Carlo Acutis (1991-2006) que partilha conosco:

“Se você puder fazer um momento de adoração eucarística diante do Altar, lugar onde Jesus está realmente presente, verá o quão maravilhosamente seu nível de santidade aumentará.”

Que nessa mística de João da Cruz possamos caminhar (hoje) para a União à Deus, através da Adoração (É amor).

_______________________

Fontes:

KOHN, FRANCIS, 1949 – Orar 15 dias com Pierre Goursat: fundador da Comunidade Emanuel; [tradução Maria Martha Novaes dos Santos]. – Aparecida, SP: Editora Santuária, 2015

DA CRUZ, SÃO JOÃO, 1578 – A Noite Escura da Alma. Editora Família Católica.

ACUTIS, Carlo, 1991/2006. Oito segredos especiais para alcançar a santidade. Sexto Segredo: Adoração Eucaristica, acessado em 18/11/2020: https://tendadosenhor.com.br/frases-do-beato-carlo-acutis/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr