Comunidade Emanuel do Brasil

Comunidade Emanuel da América Latina

3 - DSCN6761Entre os dias 25 e 28 de janeiro aconteceu na cidade de Lima no Peru o terceiro encontro dos padres da Comunidade Emanuel da América Latina. O Encontro aconteceu com a presença dos padres Walter da Nicaragua,  Xavier e Etienne do Brasil, Jorge e Carlos Maria de Lima, no Peru ,  Antonio e Pancho de Arequipa, no Peru e Dominique-Marie, de Paris e responsável pelos Padres da Comunidade Emanuel.

O tema do encontro foi «  a comunhão com a Igreja local », tendo com o principal foco o ministério nas paróquias segundo o carisma da Comunidade Emanuel e inseridos na realidade e nos apelos da Igreja na América Latina.

O encontro foi também ocasião para que os padres pudessem, simplesmente e alegremente, partilhar como cada um vive seu ministério e sua pertença a Comunidade Emanuel em realidades locais onde a comunidade possui um número reduzido de membros e seus polos vivem muito isolados (pouco contato  com outros polos) devido as grandes distâncias geográficas entre eles.

4 - DSCN6498O encontro foi também uma bela ocasião para que todos os participantes pudessem mergulhar mais profundamente nas graças do Emanuel. Ele contou, pela primeira vez, com a participação dos membros do novo Comité da América latina composto por seis irmãos e irmãs da Fraternidade de Jesus do continente e por Olivier e Xristila Roussy, delegados do Moderador para esta zona.

« Eu compreendi mais concretamente que minha missão não se limita somente ao serviço da paroquia e da Comunidade local, mas se integra de fato numa dinâmica maior que concerne ao conjunto da Igreja no continente sul americano. Tudo isso plenificou o sentido de minha minha missão como paróco em Alagados, em Salvador. A Escola de Missão de Salvador, que abriu suas portas para a terceira promoção no final de janeiro a 14 jovens do Brasil, Cuba, Peru, Colombia e Nicaragua – em sua a maior parte dos irmãos e irmãs de Comunidade – apareceu mais claramente como um instrumento  providencial a serviço da missão nestes países. Sem falar do imenso desafio que constitue formar os futuros padres originários da América Latina que permanecendo plenamente enraizados na cultura ao qual eles pertencem, integrem profundamente  nas graças comunitárias. »

 

 

 

Etienne Kern,
Paróco da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados
e São João Paulo II, Salvador, Ba

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr