Comunidade Emanuel do Brasil

Caminhada vocacional para o sacerdócio na Comunidade Emanuel

Para acompanhar os jovens na aventura de descobrir a vontade de Deus, a Comunidade Emanuel propõe um caminho para refletir e amadurecer o chamado à vida consagrada.

1. Participação na vida comunitária Emmanuel (1 a 2 anos)

É proposto aos jovens participarem de uma maisonnée (fraternidade) na Comunidade Emanuel local, bem como das reuniões comunitárias e das diversas missões comunitárias. Este primeiro passo é essencial porque o chamado vocacional ao sacerdócio, na comunidade, está inserido e é sustentado pelos frutos da vivência comunitária.

2. O caminho da Cura d’Ars, para discernir uma vocação sem parar os estudos ou o trabalho (1 ano)

Trata-se de um ciclo de encontros realizados à distância para aqueles que, participando da vida comunitária local, desejam refletir sobre sua vocação sem abandonar os estudos e o trabalho. O ciclo permite crescer em liberdade e tomar decisões com momentos de formação, acompanhamento espiritual, oração e muito mais. Destina-se a homens com idades entre 18 e 30 anos que:

• Queiram dedicar um tempo mais sério para responder à pergunta sobre a sua vocação pessoal, mesmo que não tenham escutado um chamado específico.
• Queiram estar disponíveis para o chamado de Deus.
• Estejam dispostos a fazer um discernimento por um período de nove meses, sem deixar seus estudos ou trabalho.

3. Ano de São José, um tempo de intimidade e discernimento (1 ano)

O Ano de São José é um momento intenso de reflexão e escuta divina para todos aqueles que se sentem chamados ao sacerdócio. É um ano de formação humana e espiritual em que os jovens chamados na Comunidade Emanuel são acompanhados no seu discernimento. Eles recebem os meios para discernir sua vocação sacerdotal em um clima de oração e formação. O Ano de São José integra uma formação humana, espiritual, intelectual e comunitária, para fortalecer o discernimento da vida sacerdotal de mãos dadas com a Comunidade do Emanuel.

4. Um tempo de formação como seminaristas (8 anos)

Em seguida, vem a formação contínua como seminarista, com a etapa do discipulado missionário (três anos de estudos de filosofia), uma experiência missionária de um a dois anos, e a etapa de conformação a Cristo Pastor (quatro anos de estudos de teologia).

“Caríssimos irmãos no episcopado: devemos ter a coragem de rever a fundo as estruturas de formação e preparação do clero e dos leigos da Igreja. Não é suficiente uma leve prioridade para a formação, os documentos ou as reuniões. É necessária uma sabedoria prática.”

(Papa Francisco, JMJ do Rio de Janeiro 2013)

Você se pergunta a respeito de um possível chamado à vida sacerdotal nas mãos da Comunidade Emanuel?

Entre em contato com o responsável pelo serviço vocacional da Comunidade Emanuel na América Latina:

Nome*:

E-mail*:

Assunto*:

Mensagem:

* campos obrigatórios.

Padre Xavier BIZARD
Carrera 16 # 155A -06 Bogotá DC, Colômbia
E-mail: xavierbizard@gmail.com
Cel (WhatsApp): +57 322 664 4146
Skype: xavier-bizard

Flickr

    X