Comunidade Emanuel do Brasil

CAMINHO NA COMUNIDADE EMANUEL

Tripé da Comunidade Emanuel 

ADORAÇÃO – COMPAIXÃO E EVANGELIZAÇÃO 

A graça profunda da Comunidade vem da adoração eucarística do Deus realmente presente no meio de nós : «EMANUEL». Desta adoração nasce a compaixão por todos os homens que morrem de fome, material e espiritualmente. Desta compaixão nasce a sede de evangelizar no mundo inteiro, e particularmente os mais pobres.

A vida comunitária: as fraternidades (maisonnée)

A Comunidade Emanuel é uma comunidade de vida porque reúne pessoas que partilham um apelo comum que as compromete por toda a sua vida, à imagem dos primeiros cristãos que tinham “um só coração e uma só alma” (At 4,32). A unidade dos membros da Comunidade Emanuel exprime-se na vida fraterna, nas fraternidades, nos encontros comunitários mensais, no acompanhamento, nos serviços, na compaixão e na evangelização vividas em Comunidade…

 A fraternidade, primeiro lugar da vida comunitária

As fraternidades são o primeiro lugar de vida comunitária. Elas são – com o acompanhamento – um lugar privilegiado da solidariedade comunitária para a santificação e a evangelização. Cada membro é rodeado e sustentado por irmãos para responder fielmente ao apelo que Deus lhe faz por meio da Comunidade.

Mas, afinal o que é uma fraternidade?

A Comunidade é dividida em pequenas fraternidades, no francês ‘Maisonnée’, onde grupos de 5 a 10 pessoas se encontram semanalmente ou quinzenalmente, geralmente nas casas dos membros das fraternidades, fazendo um rodízio de acordo com a disponibilidade. 

O que se faz nas fraternidades?

O objetivo da fraternidade é partilhar como foi a semana sempre notando a ação de Deus no dia a dia. Inicia-se com um louvor, escuta da Palavra, e oração. Após cada um pode partilhar, pedir orações, e escutar os demais. As partilhas não podem ser interrompidas, é um exercício de escuta do irmão, sem críticas.

Encontros Comunitários

Os membros da Comunidade Emanuel comprometem-se a uma vida comunitária que favoreça o espírito de adoração, de compaixão e de evangelização. Esta vida comunitária é secular, adaptada à vida quotidiana no mundo, e à situação pessoal de cada membro. Os encontros Comunitários são adaptados também a cada situação, geralmente é realizado mensalmente, em uma Paróquia ou lugar disponível, onde todos podem colocar em prática, juntos, um momento de louvor, adoração, celebração da Eucaristia, partilha de algum ensino (formação) e convivência fraterna, geralmente com almoço partilhado. Estes encontros são abertos para que novas pessoas possam caminhar com a Comunidade Emanuel, conhecendo na prática sua vivência.

Fonte: Estatutos e costumes da Comunidade Emanuel.

Para saber mais sobre a Comunidade Emanuel, entre em contato conosco pelas redes sociais ou pelo e-mail: comunidadeemanuelnobrasil@gmail.com

 

Flickr