Comunidade Emanuel do Brasil

CAMINHO NA COMUNIDADE EMANUEL

Vida de união com Deus

O desejo dos membros da Comunidade Emanuel é estar unido a Deus. Para isso querem dirigir-se a ele, ouvi-lo, mostrar-lhe o seu amor e deixar-se amar. A oração é essencial na sua vida espiritual, é a porta de entrada para a união com Deus. Os membros do Emanuel desejam viver cada momento do dia em louvor e colocar a Eucaristia no centro de suas vidas.

 

Famílias e encontros comunitários

Cada membro da Comunidade participa de uma família. Uma família é um pequeno grupo que se reúne regularmente, geralmente todas as semanas, para ouvir o Espírito Santo através do louvor, partilhar a palavra de Deus e intercessão. A cada mês, famílias da mesma localidade se reúnem por um tempo maior na comunidade.

 

A vida comunitária: as fraternidades (maisonnée)

A Comunidade é dividida em pequenas fraternidades, no francês ‘Maisonnée’, onde grupos de 5 a 10 pessoas se encontram semanalmente ou quinzenalmente, geralmente nas casas dos membros das fraternidades, fazendo um rodízio de acordo com a disponibilidade.

O objetivo da fraternidade é partilhar como foi a semana sempre notando a ação de Deus no dia a dia. Inicia-se com um louvor, escuta da Palavra, e oração. Após cada um pode partilhar, pedir orações, e escutar os demais. As partilhas não podem ser interrompidas, é um exercício de escuta do irmão, sem críticas.

 

Missão e serviço

Cada membro do Emanuel também se engaja na vida missionária, colocando-se à disposição para serviços oferecidos – ou confirmados – pela Comunidade. As missões da Comunidade Emanuel podem assumir aspectos muito diversos, dependendo do carisma dos membros e das necessidades do mundo e da Igreja local.

 

Apoio e acompanhamento

Cada membro da Comunidade beneficia de apoio pessoal regular de outro membro da Comunidade. Este apoio fraterno, espiritual e humano ajuda todos a viver em harmonia com a sua opção de compromisso com o Emanuel e com a sua situação pessoal, num espírito de simplicidade e liberdade.

Para maiores informações:

E-mail: comunidadeemanuelnobrasil@gmail.com
Facebook: facebook.com/emanuelnobrasil
Instagram: @comunidadeemanuel.ssa ou @comunidadeemanuel.poa

Flickr