Comunidade Emanuel do Brasil

Final de semana da Comunidade Emanuel no Sul

Neste último final de semana de junho, nos dias 26 e 27, os membros da Comunidade Emanuel vivenciaram algumas atividades diferentes no Rio Grande do Sul, polo de Porto Alegre. Primeiramente, receberam a visita do Padre Walter,  também membro da Comunidade, que é nicaraguense, e está atualmente em missão em Salvador-BA.

No sábado, 26, os jovens participantes da Comunidade Emanuel se reuniram para realizar o 1° encontro do Sínodo de jovens da América Latina com o objetivo de vivenciar um caminho de diálogo aberto para pensar sobre o futuro da nossa Comunidade. Assim, foi proposto um caminho sinodal, que teve início em 2020 e que, após a fase de diagnóstico, passou a ter momentos locais (cidades-países) até chegar a uma Zona (América Latina).

“Queremos pensar em como ir ao encontro de jovens que ainda não conhecem Jesus Cristo e também como treiná-los para que em mais 10 anos, eles possam tomar o “lema” da Comunidade, da Igreja e de suas próprias vidas”. (Trecho do documento do Sínodo de jovens da América Latina) 

O 1º encontro aconteceu na Capela Santa Clara, em Cachoeirinha, onde fizeram as atividades propostas pelo Sínodo, louvaram e fizeram um momento de adoração, sempre respeitando as medidas de distanciamento e os devidos protocolos da COVID-19. 

O 2º encontro ocorreu no domingo, 27, para realização de reflexão, exercícios práticos e partilha sobre o Sínodo. 

“Foi uma grande alegria e graça estar junto com os irmãos e poder partilhar e escutar nossas opiniões sobre todos os assuntos. Foi realmente uma experiência de Deus e comunidade. Para todos que ainda irão se reunir não se desanimem, permaneçam firmes que Deus providência para que os encontros sejam conforme a Sua vontade”. 

Testemunho Ruth Caroline, responsável jovem da Comunidade Emanuel no RS. 

Também no domingo, 27, os comunitários se reuniram na parte da tarde, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Porto Alegre, para realizar o Encontro Comunitário de forma presencial e respeitando as medidas de segurança, onde fizeram um louvor, participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Walter, tiveram a graça de realizar um momento de Adoração silenciosa ao Santíssimo e o passo de compromisso da jovem Melani Fraga.

“Foi um final de semana muito proveitoso, é muito bom estarmos com os irmãos e perceber que estamos avançando, mesmo com as dificuldades, mesmo com nossa pequenez, Deus nos ajuda e nos leva adiante”.  Testemunho Angélica Pereira, etapa de acolhida e discernimento na Comunidade Emanuel. 

“O amor de Deus inflama nossas almas para que possamos levá-lo aos outros. Este é o Espírito de Pentecostes: uma efusão do Espírito que deve continuar até o advento de nosso único Senhor, Mestre e Amigo”. (Pierre Goursat, fundador da Comunidade Emanuel)

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr

    X