Comunidade Emanuel do Brasil

Porto Alegre

Porto Alegre

O início da Comunidade em Porto Alegre

A Comunidade Emanuel em Porto Alegre nasceu na paróquia Nossa Senhora Medianeira, em 1994 quando uma médica peruana, Nelly Zegarra, veio para estudar e viver numa escola situada no território paroquial. Algumas pessoas tiveram o desejo de entrar na Comunidade. Entre os quais, o próprio pároco de então, o Pe. Cláudio Mossi Damé. Ele viajou para Portugal onde deu um primeiro passo (etapa de postulado). Em 1998, dois seminaristas da Comunidade Emanuel – Philippe Rochas, 22 anos, e Etienne Kern, 21 anos, foram enviados como missionários Fidesco* para viver no presbitério com o Pe. Claúdio e acompanhar o desenvolvimento da pequena comunidade em Porto Alegre.**

Na época, as pessoas caminhando na Comunidade eram em torno de 15 pessoas. A missão consistia em trabalhar com algumas crianças do bairro, ajudar na catequese, na animação das missas, entre outros. Em Comunidade, participavam dos encontros comunitários, das fraternidades, reunião e pequenos eventos.

Em 1997 a Comunidade Emanuel ajudou alguns jovens a participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)  de Paris, um destes jovens permanecem na Comunidade até hoje.

Após a paróquia Medianeira, a missão foi criar uma Escola de evangelização na PUCRS, com apoio dos cooperantes Leonilda Conti e Xavier Terrien. Muitos dos atuais irmãos vieram dessa escola ou da JMJ de Toronto. 

Em 2005  criou-se uma escola de fé e missão; em Gravataí, na Paróquia Nossa Senhora de

Fátima, na época com o Pe. Querino Ludwig; No meio disso a Comunidade participou de missões no Hospital de Clínicas, no semiaberto do Instituto Penal Pio Buck, missões de rua, etc.

 

Encontro Nacional da Comunidade Emanuel, em Porto Alegre, 2009.

 

No final de 2012 iniciou-se uma fraternidade (maisonnée) com o intuito da preparação para a ida a JMJ Rio 2013, onde vários jovens se propuseram a acompanhar a pré-jornada Mundial da Juventude animada pela Comunidade Emanuel, em São Paulo, SP.  Após a grande experiência da JMJ Rio, iniciou-se o grupo dos ‘Jovens do Emanuel’; na paróquia Divino Espírito Santo em Cachoeirinha; Neste ano de 2014 também iniciaram uma escola de evangelização; na Paróquia Menino Deus em POA, que permanece até hoje.

Atualmente

Neste ano de 2020 a Comunidade Emanuel completa 25 anos em Porto Alegre ( e no Brasil, pois foi onde iniciou a Comunidade). Atualmente possui 30 membros  entre irmãos engajados (com o passo de compromisso) e irmãos em etapa de acolhida e discernimento, assim como vários amigos da CE e observadores que estão conhecendo a Comunidade Emanuel. Os responsáveis locais são Lucas Rosa e Bibiana Nathalia, um casal jovem com dois filhos, Bento e Laura, que iniciaram a caminhada com a comunidade através da JMJ Rio 2013.

A Comunidade Emanuel em Porto Alegre, não possui uma paróquia confiada, mas possui a disponibilidade de fazer os encontros comunitários em diferentes paróquias, pois os membros estão divididos entre as cidades vizinhas de Porto Alegre: Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada.

Nota: A Comunidade Emanuel está presente atualmente no Brasil em Salvador/BA, Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Uberlândia/MG.

Missões de Compaixão

A Comunidade procura vivenciar a compaixão junto com os irmãos mais necessitados. Algumas missões já realizadas: distribuição de alimento para moradores de rua, visita a Lar de Idosos, visita a Casa de Acolhimento de crianças, visita a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia.

 

Missão distribuição de alimentos e agasalhos para moradores de rua, Porto Alegre, 2018.

 

Missões de Evangelização

Escola de Fé – Menino Deus: É uma missão realizada na Paróquia Menino Deus (Porto Alegre) com estudo Bíblico, louvor, adoração e partilha. Realizado quinzenalmente e aberto a todos.

Escola de Fé, Menino Deus, Porto Alegre, 2016.

Em Porto Alegre  também acontece com frequência o Retiro Renascer no Sinai, geralmente realizado no feriado de carnaval. (possível colocar link para direcionar para o menu Renascer no Sinai)

Assim como o Radicalmente Livres, geralmente realizado no mês de outubro.

E o retiro de casais Amor e Verdade, geralmente realizado no meio do ano. 

Notas

*Fidesco: é uma ONG católica de solidariedade internacional que recruta, forma e envia voluntários para os países mais pobres, nasceu no seio da Comunidade Emanuel em 1981.

**Mais tarde, outros cooperantes Fidesco, francesas e portuguesas, vieram ao Sul do Brasil para missão.

 

Contatos

Lucas (51) 98449-7074 (lucas.francisco.rosa@hotmail.com)

Bibiana Nathalia (51) 99546-9906 (bibiana.nathalia@hotmail.com)

Facebook Comunidade Emanuel RS https://www.facebook.com/comunidadeemanuel.poa/ 

Facebook Escola de Fé- Menino Deus https://www.facebook.com/EmanuelPortoAlegre/ 

E-mail Comunidade Emanuel POA: comunidade.emanuel.rs@gmail.com

 

Flickr