Comunidade Emanuel do Brasil

Membros da Comunidade Emanuel se reúnem mensalmente para a formação e partilha fraterna

Todos os membros da Comunidade Emanuel se reúnem uma vez por Mês para um tempo de formação e partilha fraterna para restaurarem-se e se abastecerem para mais um mês de missão inseridos no mundo. O Encontro da Comunidade Emanuel do Polo de Porto Alegre que reúne irmãos de diversas cidades do Rio Grande do Sul aconteceu no dia 17 de maio na casa de Retiro das Irmãs Palotinas.

01Origens
Foi um encontro marcado pela reflexão histórica das origens da CE e de nosso fundador, Pierre Goursat, no início da década de 1970 na França, confrontando com nossa história de caminhada na comunidade no sul do Brasil. Para essa reflexão, nosso irmão Diego Martinez nos apresentou os quatro primeiros capítulos do livro “El fuego y la esperanza” (versão espanhola) que conta os primórdios da CE e de seu fundador.

02Maria
Como estamos em maio, mês das mães, não poderíamos deixar de honrá-la e de voltar nossa atenção a ela. Na parte da tarde, o seminarista da arquidiocese de Porto Alegre, Luíz Filipe Licidonio, conduziu uma formação sobre o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem (São Luís Maria Grignion de Montfort). Momento profundo que podemos conhecer melhor este tratado de mariologia que influenciou diversos papas ao longo da história e nos convida à consagração de tudo que temos e somos à nossa querida Mãe de Deus.

03Louvor, adoração e vida fraterna
Além das formações o encontro foi marcado por muito louvor, adoração e principalmente a alegria da vida fraterna. Na simplicidade que marca a espiritualidade da Comunidade Emanuel o encontro foi também marcado com momentos de convivência e partilha. A alegria de estar juntos, de conviver com outros irmãos, permitir que os filhos se encontrem e brinquem juntos também faz parte daquilo que somos.

04Missa
Coroamos tudo com a oferta na Santa Missa. Momento onde cada um pode oferecer tudo que vive, tudo o que é chamado a vive. Muito conscientes de que, como ensinou Pierre Goursat: “ Somos tão somente uns ‘pobres tipos’”.

Se você mora no Rio Grande do Sul e quer conhecer a Comunidade Emanuel, o próximo encontro será no dia 14 de junho na mesma casa de Retiro das Irmãs Palotinas.

 

Confira o álbum de fotos completo do encontro:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr