Comunidade Emanuel do Brasil

Mensagem do moderador para ano jubilar da vida consagrada em 2021

VIDA CONSAGRADA: 40 anos das primeiras consagradas da Comunidade Emanuel

Neste ano de 2021 comemoramos o jubileu de 40 anos da vida consagrada no celibato pelo Reino de Deus no Seio da Comunidade Emanuel. Por isso, o moderador geral da CE Michel-Bernard de Vregille, transmitiu sua mensagem no dia em que a Igreja celebrou o dia dos consagrados e das consagradas 02/02/2021.

 

Michel-Bernard de Vregille, Moderador geral da Comunidade Emanuel

Eu estou feliz em poder hoje, a pedido da Antonia, introduzir este ano jubilar pela ocasião do aniversário dos primeiros engajamentos no celibato consagrado para o Reino das primeiras de nossas irmãs, que aconteceu no dia 03 de janeiro de 1981.

Eu me alegro profundamente por este iniciativa que vos permitirá, por um lado fazer memória das graças recebidas durante estes 40 anos, e aquelas que vocês vivem hoje, sobre este novo caminho que o Senhor traçou no coração do carisma do Emanuel, e é claro de poder permanecer na escuta do Espírito Santo que continuará a vos conduzir, a nos conduzir, porque a vida no Espírito Santo é dinâmica.

O que eu desejo também, e nós compartilhamos isso com Antonia, é que este ano seja para nós todos, e especialmente os membros da Fraternidade de Jesus, uma ocasião de aprofundarmos juntos este chamado, e como todos os membros da Fraternidade de Jesus, são chamados a viver aquilo a qual nos comprometemos, quando respondemos a pergunta do Moderador Geral no momento do vosso passo definitivo: « apoiar com constância aquelas e aqueles que se comprometem no celibato pelo reino. »

O que desejo também, e compartilhamos com Antonia, é que este ano seja para todos nós, e especialmente para os membros da Fraternidade de Jesus, uma oportunidade de aprofundar juntos este apelo, e como todos os membros da Fraternidade de Jesus, somos chamados a viver aquilo a que nos comprometemos quando respondemos afirmativamente à pergunta do Moderador Geral na sua última etapa, a saber: “apoiar com constância aqueles que se comprometem com o celibato pelo reino”.

As palavras dirigidas a todos os membros da Fraternidade de Jesus durante a cerimônia são as seguintes: « Hoje vocês são as primeiras testemunhas daqueles(as) que dão estes passos. Vocês querem honrá-los e apoiá-los no seu engajamento? » Como é que, como membros da Fraternidade de Jesus, colocamos em prática o « sim » que nós pronunciamos neste dia?

Então, queridas irmãs, eu desejo a vocês, com Catherine, um belo ano jubilar! Que Nossa Senhora da Oração e São José guiem este ano para a fecundidade da vida consagrada feminina no celibato pelo Reino no seio da Fraternidade de Jesus e da Comunidade Emanuel.

Algumas das irmãs consagradas pela Comunidade Emanuel de diferentes lugares do mundo

Hoje, existem 164 irmãs consagradas em 25 países. No Brasil, temos a graça de ter a irmã consagrada Maria Martha que mora em São Paulo – SP. Agarradas pelo amor de Deus, elas assumem o compromisso vitalício de corresponder o Amor por amor.

Para saber mais sobre a vida consagrada na Comunidade Emanuel acesse https://emanuelnobrasil.com.br/vida-consagrada

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr

    X