Comunidade Emanuel do Brasil

Primeira Conferência Internacional para Líderes Comunitários Carismáticos

Entre 15 e 17 de janeiro, foi realizada em Recife a Primeira Conferência Internacional para Líderes Comunitários Carismáticos, organizada por Charis, a nova estrutura criada pelo Papa Francisco, que reúne todas as comunidades e grupos carismáticos da Igreja.

Felipe Arancibia, Padre Xavier Bizard, Cardeal Kevin Farrel e Jean-Luc Moens

A reunião foi liderada por Jean-Luc Moens,moderador geral de Charis, que também é membro da Comunidade Emmanuel e, háalguns anos, foi o delegado do Moderador Geral da Comunidade Emanuel para a América Latina, por isso conhece bem a nossa realidade.

Também esteve presente na reunião o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os leigos, a família e a vida.

Nesta reunião, participaram representando a Comunidade de Emmanuel, Padre Xavier Bizard, Superior da Casa de formaçãosacerdotal “São José”, localizada em Salvador da Bahia, Brasil, e Felipe Arancibia, diretor da ESM Salvador e novo responsável dos jovens para a América Latina. Eles
tiveram a responsabilidade de expor o caminho vocacional em nossa comunidade.

Felipe, que também está em fase de formação para a vida consagrada masculina, disse: “Para nós, foi muito importante que Charis nos pedisse
para mostrar que nosso ministério de jovens é eminentemente vocacional, porque é nessa fase da vida que a pergunta sobre o que é que o Senhor deseja para nossas vidas deve ser respondida”.

Já o Padre Xavier Bizard salientou que “as graças recebidas nas comunidades carismáticas devem ser colocadas ao serviço do ministério vocacional da Igreja”. Ele também indicou que “os jovens devem ser ajudados a responder à sua vocação, partindo de Cristo, o que Ele é, e da experiência da efusão do Espírito Santo”. Acrescentando que “para a nossa comunidade o processo de acompanhamento personalizado é muito importante”.

Padre Xavier também observou que o processo de formação de qualidade de muitas novas comunidades é um serviço da Igreja muito importante para a formação em direção ao sacerdócio e à vida consagrada.

Ambos enfatizaram que Pierre Goursat, fundador da Comunidade Emanuel, sempre teve o desejo fervoroso de dar vocações específicas à Igreja e não deixar os padres sozinhos nas paróquias.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.