Comunidade Emanuel do Brasil

Que lições tirar da quarentena

Este tempo de quarentena e confinamento que vivemos, assim como toda provação, pode nos trazer algo se tiramos dele boas lições para o resto de nossas vidas. Para isso, compartilhamos um questionário que pode nos ajudar a fazer um balanço deste tempo.

Após estes meses de isolamento, sugerimos que você faça uma avaliação pessoal dessas semanas.

O que nós experimentamos? O que queremos manter? O que descobri como dons ou talentos que antes eu não notava possuir?

Oferecemos três níveis de revisão: o primeiro em relação a si mesmo, o segundo em relação aos outros, e o terceiro em relação a Deus. Essas questões não são exaustivas, mas podem nos ajudar a compreender as últimas semanas e a ver como o Espírito Santo trabalhou e me fez crescer humanamente, espiritualmente…

Do ponto de vista pessoal

O que eu aprendi ou descobri sobre mim? Por exemplo, na minha relação com o tempo, com meus bens, com meu corpo, com minha saúde, com as atividades que executei, com solidão…

Quais foram minhas alegrias? Descrever um ou mais momentos que queira recordar.

Quais foram minhas dificuldades ou as minhas tristezas? Relembrar minhas emoções, meus pensamentos, talvez meus arrependimentos…

Do ponto de vista da relação com outros

Qual pessoa espontaneamente me vem à mente quando penso nos últimos dois meses? Por quê?

Que novo tipo de relacionamento ou nível de relacionamento eu descobri ou estabeleci com os outros? Percebo algum enriquecimento, aprofundamento ou sofrimento nestes relacionamentos?

Descobri limites na minha forma de viver meus relacionamentos? (por exemplo, com familiares, com os amigáveis, com os colegas de trabalho…)

Quais decisões este tempo de confinamento tem me convidado a tomar na forma de viver meus relacionamentos com os outros daqui por diante?

Em relação ao meu relacionamento com Deus

Como eu percebi a presença de Deus neste tempo de confinamento?

Qual lugar eu deixei para Palavra de Deus em minha vida? Quais palavras das Sagradas Escrituras me marcaram particularmente durante esse confinamento?

Como vivi esse tempo de abstinência no acesso aos sacramentos (eucaristia, reconciliação)? Qual desejo ou consciência essa abstinência me fez crescer?

Que atenção esse momento de confinamento me convida a renovar em termos de oração pessoal e comunitária? (ler a Palavra de Deus, dedicar-me à adoração e ao louvor de forma mais constante, compromisso com a vida paroquial ou comunitária…)

Eu gostaria de acrescentar algo……….

fonte: https://emmanuel.info/relire-le-confinement-2020/

 

Tradução livre, créditos à Clerison da Silva Prudente.

Agradecemos aos irmãos por toda ajuda. O Senhor da paz nos abençoe. 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr