Comunidade Emanuel do Brasil

Radicalmente Livres 2020 On-line

Diferente dos Radicalmente Livres (RL) anteriores, devido ao momento de quarentena por conta da Covid-19. Os Jovens do Emanuel em Salvador, tiveram que pensar em uma forma de não passar o fim do mês de julho “em branco”. Sendo este o período que se costuma acontecer o fórum Radicalmente Livres em Salvador.
Passar o ano na expectativa do Fórum e ser surpreendido com o confinamento social, de início foi desanimador. E a cada dia rezávamos para que tudo acabasse até o mês de julho. Mas quando nos vimos no mês de julho, a alternativa foi utilizar as plataformas digitais, mas sem deixar de ser o Radicalmente livres e com os carismas da Comunidade Emanuel. Claro, que não poderia faltar o louvor, ensino e adoração e a oração uns pelos outros.
O desafio, foi como tornar tudo possível, mesmo com realidade virtual. Os próprios Jovens do Emanuel em Salvador que preparam tudo, com a ajuda da ESM e da Casa São José. Foi muito bom, ver o desempenho e a alegria dos irmãos em colaborar com todo o processo, desde participar de vídeos para divulgação até o dia do fórum.
Era um desejo fraterno, fazer acontecer o RL, e embora o medo e preocupação, a confiança em nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão de Maria e a providência de Deus que foi extraordinária. Também lembramos muito do ensino e das palavras do fundador Pierre Goursat. Que devemos ser simples, confiar nos irmãos, se ocupar das coisas de Deus, sermos humildes, brincar e não criticar. Entres tantas coisas boas que ele nos deixou. É visível a presença de Deus com tudo que estava acontecendo durante à noite do RL. Eis o testemunho de Amanda Santos, 20 anos, observadora na Comunidade Emanuel e participante do RL 2020 on-line:
“O Radicalmente Livres para mim se resume em uma palavra: PRESENÇA! Desde o chamado para o serviço ao fim do evento eu senti a presença do amor de Deus, e isso foi sendo confirmado com cada palavra, com cada cântico e com cada irmão que estava presente (fisicamente e virtualmente).
Louvo a Deus por esse evento, principalmente neste ano, em que a distância pensou até em atrapalhar, mas a presença do Espírito Santo foi mais forte e uniu irmãos do mundo inteiro numa só chamada. E o RL sempre deixa uma chama no coração de cada um, no meu foi a perseverança, a perseverança na fé e no carisma da minha comunidade. “

Percebemos que foi possível, porque foi a vontade de Deus! Na verdade, Ele estava conosco o tempo todo e permitiu, nos dando este presente maravilhoso, diante de uma situação tão desanimadora que o Covid
-19, nos trouxe! O Senhor não nos deixou desanimar. E foi uma graça para nós e para todos que participaram.
“Jovens não tenham medo de ser santos” São João Paulo II

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr