Comunidade Emanuel do Brasil

Retiro Renascer

retiro1Comunidade Emanuel organiza periodicamente o Retiro Renascer que tem a espiritualidade do deserto (livro do Êxodo) com três pilares: Caminhada, Silencio e Palavra, voltado para jovens entre 18 e 35 anos. Dois jovens do Rio Grande do Sul que participaram de um destes retiros que aconteceu num Parque Nacional Chileno, localizado no centro do Chile partilham o que este retiro significou para eles:

“Entre os dias 18 a 23 de janeiro participei do Retiro Renascer. Nestes dias, nós vivenciamos uma grande experiência no deserto, espiritualmente e fisicamente. Meditamos o livro do êxodo, participamos de missas ao ar livre na natureza, tivemos partilhas, louvores,  vivenciamos o silêncio de forma intensa: oração pessoal, leitura bíblica, e tudo isso com um lindo cenário feito por Deus na sua natureza, creio que este ambiente nas montanhas, floresta, cachoeira, terra, pedras e rios junto com o caminhos em um total de 40km nestes 5 dias de grandes subidas e descidas nos proporcionou um encontro intimo com Deus como nunca tivemos nas nossas vidas, o físico no extremo nos levou a rasgar nosso coração a Deus num ambiente perfeito para sentir sua presença, assim deixa-lo falar. Voltei com esse sentimento de ficar sempre próximo de Deus, como me senti lá. Para que junto com Deus possa ajudar as outras pessoas a sentirem este amor na vida delas também”.

Lucas Rosa

“Ei de confiar. Foi com essa missão que voltei do retiro no Chile. Por muito tempo me escondi no meio das minhas incertezas, do que poderia ou não acreditar, nunca havia participado de algo tão forte e tocante.  Em meio à natureza pude contemplar a grande e triunfante criação do senhor Deus, onde pude ver e ouvir testemunhos dos irmãos. As missas ao ar livre foram simplesmente sensacionais, consegui sentir a presença de Deus, assim como na adoração, foi incrível! A cada passagem que tirava na Bíblia, ficava mais nítido o quanto Deus me ama e sempre esteve ao meu lado, nunca me abandonou em momento algum. A cada passo que dava tinha mais certeza de que deveria estar ali, era exatamente onde deveria estar. E mesmo com todas as dificuldades e limitações físicas, todos os passos valeram a pena, muito a pena. Em silêncio, somente com o som da natureza caminhávamos, rezando e em um contato espiritual com Deus. Conviver com pessoas com as quais nunca tive contato e poder partilhar da vida de cada um foi incrível. Fomos divididos em pequenas fraternidades onde ficávamos juntos em alguns momentos, para poder partilhar e expressar o que sentíamos não só no retiro, mas na vida de cada um, no cotidiano. Tive uma experiência única, nunca vou esquecer de tudo o que vivi e aprendi. Agora sei que Deus estará sempre comigo, em qualquer situação! De lá trouxe novas amizades, uma fé renovada e Deus no coração! Amém. ”

Luan Martins.

Para obter informações sobre os próximos Retiros Renascer, contatar Padre Xavier Bizard pelo email: xavierbizard@gmail.com

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr