Comunidade Emanuel do Brasil

Notícias › 26/04/2019

Romaria Nacional da Juventude acontece neste final de semana em Aparecida

Neste sábado, 27 de abril, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe mais uma edição da Romaria da Juventude. O evento é realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com os Jovens de Maria, iniciativa pastoral do santuário mariano voltada para os jovens. “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida” é o tema que animará centenas de jovens em momentos de espiritualidade, formação e confraternização.

O evento deste ano estará concentrado em um único conjunto de atividades, diferentemente de anos anteriores que foram oferecidas catequeses aos jovens em tendas. O momento de aprofundamento escolhido para esta edição recebeu o nome de “Ecos do Sínodo”, quando será possível refletir sobre o processo sinodal, bem como sobre a exortação apostólica do papa Francisco “Christus vivit” (Cristo vive).

Na programação, adoração ao Santíssimo Sacramento, consagração a Nossa Senhora, missa, procissão e um luau com o cantor Danilo Casemiro.

Será um “momento de oração, de reflexão, e queremos encontrar jovens de todo o Brasil”, afirmou em vídeo divulgado pelas mídias sociais dos Jovens Conectados o bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Amilton Manoel da Silva.

“Que cada jovem, cada expressão juvenil se mobilize para esta festa do encontro, da partilha, da união e da relação entre a pluralidade juvenil. A gente convida para que nenhuma expressão fique ausente, mas ali a gente possa beber da mesma fonte, a graça de Deus”, afirmou o bispo de Valença (RJ), dom Nelson Francelino.

O assessor da Comissão para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, explica que a romaria é um importante momento de unidade para a juventude. “A cada ano temos uma temática ligada à Maria ou a um tema em destaque para a Igreja no momento. A romaria tem também uma identidade de formação de lideranças, catequese, testemunhos, missa, conferência, caminhada e um evento à noite com música”, conta.

Durante a Romaria Nacional, acontecerá também o #Conecta – Encontro Nacional dos Grupos de Jovens Paroquiais. Uma das atividades do Conecta 2019 será a finalização do Regimento para os Grupos de Jovens Paroquiais do Brasil, que apresentará normas e procedimentos para estas expressões juvenis seguirem nos seus projetos de evangelização. Também neste encontro, serão indicados pelos participantes dois jovens para representar os Grupos de Jovens Paroquiais na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil.

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.