Comunidade Emanuel do Brasil

Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais

O fundador da Comunidade Emanuel Pierre Goursat, sempre foi um entusiasta. Ele tinha um desejo ardente pela evangelização, por fazer conhecido o amor de Deus pelos homens e numa das sessões de Paray-le-Monial, ele recordava que pelos sacramentos do batismo e da confirmação recebemos este espírito de força que nos impulsiona a testemunhar e a anunciar a todos a Boa-nova. Dizia assim:

“é necessário anunciar o Senhor porque recebemos espírito de Pentecostes, um espírito de poder e de ousadia. Se permanecemos tranquilamente no aconchego de nossas comunidades, apodreceremos em nossas comunidades.”

Quando um irmão compartilhou comigo o convite que recebemos do site da Hozana para termos uma comunidade de oração em seu site, não pensei duas vezes e disse: “bora lá!”, pensava por que não aceitar esta oportunidade? O Senhor nos estava presenteando naquele momento com um meio de evangelização através do nosso carisma, com certeza é bom para divulgação da Comunidade Emanuel, mas muito mais do que uma divulgação é cumprir nossa missão primeiramente dada por Deus e depois pela igreja como uma associação pública de fiéis. No primeiro momento parecia uma loucura, pois todos estão com suas vidas “bem dinâmicas” devido ao contexto da pandemia, então a primeira tentação é pensar, não vamos dar conta, já temos muitas coisas para fazer, nem todos os irmãos vão ajudar, vai ficar pesado…Enfim todos os argumentos que poderiam parecer justo… mas, se confiamos nossa pobreza, com um grande desejo e amor de se doar ao próximo o Senhor realiza e dá os meios.

Umas das certezas que nós tínhamos é que esta missão não era somente do irmão fulano e da irmã ciclana, por mais que estivéssemos responsáveis por ela, mas uma missão de todos e, na verdade, é isso que a torna mais bela, pois tem a mão, o coração de vários irmãos em cada retiro que realizamos, somos três polos aqui no Brasil e cada vez que montamos um retiro pensamos em ter irmãos de todos os três lugares. É uma grande graça saber que estamos dando este passo de evangelização de forma conjunta e em comunhão, pois sabemos que sozinho não podemos, que não é o sentido, mas que com os irmãos através das graças de Deus podemos avançar.

Lembro que quando realizamos o primeiro retiro no site, eu muito contente esperava ter no máximo 100 pessoas e isso com muita esperança.. ahhahaha, mas quando vimos fechamos o primeiro retiro com 713 pessoas e assim a cada retiro o Senhor nos confiava mais almas, nós próprios somos evangelizados enquanto pessoas e comunidade, sou grata a cada irmão que doou um tempo de seu descanso, de estar junto com sua família para poder ajudar neste projeto de evangelização. Coragem! Se somos fiéis no pouco o Senhor nos confiará mais, que possamos agradecer ao Senhor todas as maravilhas que realiza em nossas vidas também através da disponibilidade ao serviço.

Testemunho de Michele Barra

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr

    X