Comunidade Emanuel do Brasil

TESTEMUNHO DA FAMÍLIA MENESES

“A Comunidade Emanuel foi um lugar que eu aprendi a
ser família, ser mulher, ser mãe, ser missionária.”

Após 4 anos de missão em Salvador com a Comunidade Emanuel, nos despedimos de nossos irmãos nicaraguenses Elvis e Naima, junto com seus filhos Emma, Claudia e Diego (sendo os dois últimos nascidos em Salvador). Eles nos deram um testemunho de como foi a caminhada, desde o momento que conheceram a Comunidade Emanuel, há uns 17 anos.

No começo da caminhada com a Comunidade Emanuel, crescia ainda mais neles o desejo pela santidade, pensando primeiramente em serem celibatários. Naima chegou a visitar as Clarissas, ficando admirada pela beleza, mas não se via com aquelas vestes. Elvis pensou em ser sacerdote porque até então, não via o matrimônio como uma via de santidade. Os dois foram alunos da ESM em anos diferentes e juntos encontraram a vocação do matrimônio.

Alguns anos depois se sentiram chamados a Fraternidade de Jesus, que é um chamado de alguns irmãos da Comunidade que desejam se lançar de forma mais profunda ao carisma do Emanuel com maior dedicação à missão e a necessidades da vida comunitária, podendo  ser uma necessidade local, em outra cidade ou país. “O primeiro lugar da missão é na família”, disse Naima.

Juntos discerniram o desejo pela missão. Quando se sentiram chamados a ter disponibilidade para vida missionária, não imaginavam sair do país de origem, Nicarágua. Mas, em oração e discernimento disseram sim ao chamado da missão em Salvador em 2016, para Elvis ser diretor da ESM 2017. “Dizemos sim, mas é o Senhor que faz tudo!”, testemunharam.

Tiveram dificuldades, muitos momentos de alegria e preocupações. Mas também testemunharam as maravilhas da vida fraterna, aprenderam com cada pessoa que conheciam nas missões e viam que nada sabiam. “Agradeço a C.E. por me permitir ver as maravilhas de Deus nas pequenas coisas”, partilhou Elvis.

No momento que discerniam se ficariam em Salvador ou iam para um outro destino o Senhor lhe disse ao coração: “Você não é daqui, nem de lá, você é cidadã do Céu. Cidadã da Pátria Celeste, aqui és peregrina”, disse Naima.

E ao final disseram: “A Comunidade Emanuel, é nosso lugar, é nossa família, nosso lugar de santidade.”

 

Que com este testemunho, você abra o teu coração para ouvir a voz do Senhor e saber qual o teu lugar, qual a tua vocação, o que Deus quer de ti!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr