Comunidade Emanuel do Brasil

Um caminho para o Pentecostes

A Comunidade Emanuel no Brasil, há algum tempo vem sentindo um forte desejo de intensificar a vivência na Comunidade, como uma renovação dos carismas e com aproximação ao Espírito Santo, pois foi a partir da inspiração do Espírito Santo que a Comunidade Emanuel foi criada e também pode crescer tanto em diversas missões pelo mundo.  Assim, surgiu uma ideia dos membros vivenciarem uma Efusão do Espírito Santo.

No sul do Brasil, Ficou decidido que seria necessário uma preparação e que a data mais propícia para isso seria no Pentecostes deste ano de 2020.

O primeiro passo foi um estudo dos Temas (capítulos) relacionados ao Espírito Santo do “Chamados no Emanuel” um percurso de formação comunitária, produzido em 2015, na França. Os temas são: A efusão do Espírito Santo, A vida no Espírito Santo e os Carismas do Espírito Santo.

O primeiro Tema “A efusão do Espírito Santo” foi estudado no 1º encontro comunitário deste ano, em fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Gravataí, Rio Grande do Sul. Como estes encontros acontecem mensalmente, a ideia seria estudar nas fraternidades (maisonnée) que acontecem semanalmente, e após retomar nos encontros mensais. Porém, com a pandemia do COVID-19 foi necessário algumas adaptações, os encontros presenciais foram cancelados e as fraternidades seguiram por videochamadas. Mas, o estudo permaneceu juntamente com a proposta de vivermos um Pentecostes renovados pelo Espírito Santo.

 Mas o que é a efusão do Espírito Santo?

A efusão do Espírito não é um oitavo sacramento! Ela é como um limiar da graça na vida do crente, dado por Deus quando Ele o quer, e que produz uma nova experiência da presença do Amor e da obra de Deus no coração. A efusão do Espírito se recebe, na maior parte do tempo, pedindo a oração de irmãos na fé. Então eles oram, colocando as mãos sobre o ombro de seu irmão ou irmã. Neste caso, este gesto não tem nenhum valor sacramental, ele é somente uma expressão de intercessão, do apoio fraterno, da amizade daqueles que fazem este gesto. Mas existe também efusões do Espírito « espontâneas », onde uma pessoa recebe esta graça às vezes num momento em que menos espera, por pura iniciativa divina. Deus é livre em seus dons.

Alguns testemunhos de como estão vivendo essa preparação:

 “Com a nova realidade que estamos vivendo, meu objetivo é não estagnar diante dessa realidade, mas me adaptar e compreender que é uma nova fase da minha vida, e preciso me manter em movimento. Me direcionando para Deus. Dentro de minha realidade particular, de esposa e mãe, procuro encontrar Deus nas pequenas virtudes do lar, me doando a minha família, e percebendo Deus em cada pequeno ato, como nos inspira Santa Teresinha. Na esperança que a misericórdia de Deus supere minhas misérias”.

Bibiana Nathália, membro da Comunidade Emanuel, Rio Grande do Sul, Brasil.

“Minha preparação para o Pentecostes está concentrada na leitura do livro Chamados no Emanuel. Tem sido uma experiência transformadora que está redimensionando minha visão sobre a ação do Espírito Santo”.

Geferson Barths, membro da Comunidade Emanuel, Rio Grande do Sul, Brasil.

“Tenho me preparado na simplicidade, se assim posso dizer, buscando viver mais a minha vida confiada ao ES desde agora e pedindo seus dons ao longo das minhas tarefas diárias. Os encontros virtuais da maisonnée têm ajudado muito a querer buscar essas pequenas práticas diárias”.

Caroline Corrêa de Lima, em etapa de acolhida e discernimento da Comunidade Emanuel, Rio Grande do Sul, Brasil.

Textos para ler e meditar

  • Gênesis 1, 1-2 : o Espírito Criador.
  • Jeremias 31, 31-34: a Lei inscrita no coração.
  • Ezequiel 36, 25-28: o coração novo.
  • Joel 3, 1- 2: a profecia do Espírito
  • Lucas 1, 26 – 38: a Anunciação
  • Atos 2, 1- 21: Pentecostes

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Flickr

  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr
  • A photo on Flickr